Prefeito Jorge Pozzobom apresenta sede do Ciosp para a presidente do Tribunal de Justiça do Estado

O prefeito Jorge Pozzobom recebeu, nesta sexta-feira (24), a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa fez parte da passagem de uma comitiva do TJRS por Santa Maria. O chefe do Executivo Municipal explicou o sistema de vigilância e inteligência.

“O trabalho de segurança é intenso e funciona de maneira integrada aqui em Santa Maria, com o nosso Ciosp. Mas este é um trabalho que, com certeza, conta com o apoio do Tribunal de Justiça, do Fórum de Santa Maria e de todas as instituições ligadas ao assunto. E assim como temos estes órgãos conosco, colocamos a Prefeitura à disposição de todos vocês também”, salientou o prefeito.

A presidente do TJRS agradeceu a acolhida da Prefeitura e de todos os representantes das instituições presentes. Ela reforçou que o trabalho integrado é o melhor caminho para o desenvolvimento de todos.

“Precisamos segurar as mãos uns dos outros para construirmos o melhor para a sociedade. Agradeço imensamente pela carinhosa e respeitosa acolhida. Assim como o Pozzobom deixa a Prefeitura à disposição do TJRS, digo que estamos em conjunto com a Prefeitura para qualquer demanda social. Que esta parceria renda sempre bons frutos, porque nosso trabalho é com foco nas pessoas, na população”, pontuou Iris Helena.

Acompanharam o prefeito, o procurador geral do Município, Guilherme Cortez, e o assessor operacional do Ciosp, Edson Weise. A comitiva do TJRS foi composta ainda pelo 2º vice-presidente, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, e corregedor-geral da Justiça, Giovanni Conti, e o assessor especial da presidência, Ivandre Medeiros. Ainda acompanharam a visita o delegado Sandro Meinerz, o desembargador Sergio Blattes, o juíz de Santa Maria Rafael Pagnon Cunha, e os juizes corregedores Bruno Massing e Luís Antônio de Abreu Johnson, e o diretor do Fórum de Santa Maria, Vinícius Borba Paz Leão.

Atualmente, cerca de 950 câmeras espalhadas por Santa Maria estão conectadas à sala de monitoramento, na qual atuam a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU).

TERMO DE COOPERAÇÃO
Na tarde desta sexta-feira, a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) assinaram um Termo de Cooperação com o objetivo de troca recíproca de informações, por meio virtual, relativas aos processos físicos e eletrônicos, relacionados às demandas que envolvam o Município e suas autarquias. A assinatura do documento ocorreu no Fórum de Santa Maria.

“Este representa o primeiro passo que a Procuradoria Geral do Município vai dar para a informatização de todos os seus processos e a interligação de seus sistemas com o TJRS”, esclarece o procurador geral do Município, Guilherme Cortez.

Atualmente, o Executivo Municipal tem cerca de 17 mil processos tramitando, em que a Prefeitura figura como parte, e este Termo de Cooperação prevê mais celeridade. A intenção é permitir mais controle por parte da Procuradoria, mais agilidade nas pesquisas dos processos e outras melhorias.

Além disso, a cerimônia marcou a finalização do processo de digitalização da comarca de Santa Maria, que é a segunda do Estado a concluir a etapa de modernização. Ainda, no mesmo ato, o diretor do Fórum de Santa Maria, Vinícius Borba Paz Leão, foi reconduzido ao cargo para mais uma gestão.