Comitiva da Prefeitura de Bagé Visita o CIOSP

O Centro Integrado de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) já é referência no país no que diz respeito ao combate à violência. Com centenas de câmeras instaladas pelo Município, instituições de segurança que atuam na cidade têm, atualmente, um tempo de resposta muito menor no atendimento às ocorrências. Na tarde desta quarta-feira (27), o secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi, e o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, receberam uma comitiva liderada pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Bagé, Rodrigo Fialho, no Ciosp. Nunes apresentou as instalações e explicou sobre os procedimentos e a capacidade de atendimento do serviço que integra diversos braços da segurança pública de Santa Maria. Na terça-feira (26), um grupo da Guarda Municipal de Viamão também fez uma visita pelo Ciosp.

Além do secretário bageense, estiveram o delegado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Cristiano Rita; o delegado da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), André de Matos Mendes; o Ten. Cel. da Brigada Militar, Kleiton Renan; o major dos Bombeiros Sulenir Abreu da Rosa; Wagner Nilson da Susepe de Bagé; Eduardo Soares, da Associação e Comercial Industrial de Bagé (Aciba); e Daniela Provin, do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública (Consepro) de Bagé.

"Temos orgulho de ter conseguido agrupar essas instituições em um centro de operações. A violência tem que ser tratada com agilidade e o nosso Ciosp prova que estamos no caminho certo. Instituímos uma ferramenta de procedimentos e práticas e somos um um dos poucos municípios do país que tem o ciclo completo de tráfego. Aqui sabemos quando e onde os veículos entram e saem de Santa Maria. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) também é importante para a avaliação e atuação no trânsito e na criminalidade", afirmou o secretário Ponsi.

Rodrigo Fialho fez um breve relato sobre as condições de atuação de sua pasta em Bagé e citou Santa Maria como um exemplo a ser seguido.

“Muitos prefeitos têm elogiado a atuação da prefeitura de Santa Maria na questão do subsídio do transporte público, na segurança e na implementação do Ciosp. Viemos conhecer o trabalho realizado aqui e saímos com uma impressão muito impactante sobre as possibilidades abertas em termos de segurança pública, combate à violência e controle de trânsito”, disse.

O Ciosp, atualmente, conta com 970 câmeras espalhadas por Santa Maria que estão conectadas à sala de monitoramento, na qual atuam a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU).

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação