Prefeitura e órgãos de Segurança intensificam ações de orientação às famílias em áreas de risco

Em continuidade às ações de diálogo e articulações interinstitucionais para preservar a vida de moradores em locais de risco do Município, a Prefeitura, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), realizou, na manhã deste sábado (11), uma reunião com órgãos de segurança pública para intensificar ações de orientação e conscientização aos moradores que resistem em sair de locais interditados pela Defesa Civil do Município.

“Embora tenhamos situação controlada em Santa Maria, estamos em uma situação delicada, pois estamos tratando de famílias, de vidas. Precisamos ter a serenidade, a prudência e o bom senso para cumprir esta determinação judicial. Por meio da Lei do Aluguel Social, vamos providenciar um aluguel custeado pelo Executivo Municipal para melhor acolher as famílias atingidas ou residentes em locais de risco”, pontuou Jorge Pozzobom, que coordenou a reunião.

As articulações buscam agilizar o cumprimento de uma liminar do Ministério Público que exige medidas imediatas para preservar a vida de moradores dos arredores do Morro do Cechella, que corre risco de colapso. Neste sentido, na sexta-feira (10), a Prefeitura se reuniu com representantes de moradores e ressaltou a importância da retirada das áreas de risco.

“Estamos em um momento em que nós vamos precisar conscientizar as pessoas que preferem permanecer nas suas casas em locais interditados. Tivemos a oportunidade de conversar com elas ontem, e uma parte dos moradores estão convictos de que o local é seguro. Tenho certeza que iremos levar ajuda para essa comunidade, e agora temos uma decisão judicial a ser cumprida. Desde o início temos um local de acolhimento, e estamos lidando com pessoas, com emoções”, destacou o vice-prefeito Rodrigo Decimo durante a reunião.

Ainda na manhã deste sábado, um carro de som segue percorrendo as proximidades das localidades que circundam o Morro do Cechella com mensagens de alerta e orientação para retirada dos residentes das vilas Canário (extremo norte), Nossa Senhora Aparecida (também conhecida como Churupa, à sudeste) e Bürguer (ao sul, entre o morro e a Vila Pércio Reis), no Bairro Itararé. No dia 1º de maio, um deslizamento de terra na Rua Canário causou a morte de duas pessoas. A localidade foi interditada pela Defesa Civil do Município devido ao risco iminente de colapso do Morro do Cechella em função das intensas chuvas e da precipitação que está prevista no próximo final de semana.

Conforme a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, a Lei do Aluguel Social é uma medida que já está acontecendo. Há famílias interessadas em contratos de aluguel prontos para serem assinados, bem como uma mobilização do setor imobiliário. A estimativa é que a partir de segunda-feira (13), as primeiras famílias contempladas comecem a viabilizar a mudança para um novo lar.

“O pedido e a decisão trata de ações imediatas de busca e salvamento de pessoas e animais. A preocupação maior que temos é com as pessoas e pretendemos intensificar a nossa persuasão, de forma ainda mais forte. Também, conforme vamos buscar a conscientização das pessoas, vamos colocar nosso poder em mais ações para avançar e cumprir esta decisão”, reforçou o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez.

Durante a reunião, também foram alinhadas as ações de prevenção e pronta resposta já previstas no Plano de Contingência do Município para atender eventuais ocorrências, tendo em vista o alto volume de chuva que atinge a cidade neste final de semana. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz; secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães; secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; superintendente do Ciosp, Sandro Nunes; superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, e o superintendente da Defesa Civil do Município, Adão Lemos. Também compareceram o coordenador regional da Defesa Civil Estadual, coronel Jacob Pinton; o coordenador administrativo do Samu, Nilvo Rosa; o comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros Militares, coronel Zaniol; e o delegado titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, Sandro Meinerz. Pela Brigada Militar, estiveram presentes o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Centro, coronel Bastianello e o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada, tenente coronel Marcus.

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Eduardo Ramos (Prefeitura)