Monitoramento feito pelo Ciosp, da Prefeitura, contribui para alta taxa de elucidação de crimes em Santa Maria

Os esforços para tornar Santa Maria uma cidade cada vez mais segura seguem avançando. Prestes a completar 5 anos em atividade, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), espaço mantido pela  Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, é um dos vetores dessa transformação e viabiliza aos órgãos de segurança pública a integração (troca de informações); inteligência e tecnologia (cercamento eletrônico, videomonitoramento, softwares analíticos, entre outros). Neste espaço operam, em tempo integral, os atendimentos dos Bombeiros, Samu (com o diferencial que a regulação é feita aqui na cidade em tempo integral), Brigada Militar, Polícia Civil, e órgãos da Prefeitura, como Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito.

“O Ciosp é uma estrutura robusta e serve como base para a operacionalização dos órgãos de segurança pública, possibilitando o intercâmbio de informações e a otimização do tempo de resposta. Além disso, ajuda a evitar a redundância (dois órgãos atendendo a mesma ocorrência) e, principalmente pelo videomonitoramento, qualifica a tomada de decisão, como quais e quantas equipes mandar para uma determinada ocorrência. Sem dúvida, o Ciosp hoje se consolida como um recurso essencial que qualifica a segurança pública de Santa Maria", pontua o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

A investigação de crimes de grande repercussão, principalmente homicídios e tráfico de drogas, tem se valido da rede de videomonitoramento mantida pelo Município, que conta atualmente com 1,2 mil câmeras. Além disso, outro recurso essencial para a segurança de Santa Maria é o cercamento eletrônico, um sistema composto por 40 câmeras estrategicamente posicionadas que monitora e registra a entrada e saída de veículos em Santa Maria.

CIDADE VIGIADA É CIDADE SEGURA

Além da prevenção, o videomonitoramento e o cercamento eletrônico de Santa Maria têm impulsionado tanto a elucidação (quando o relatório final de inquérito aponta a autoria, materialidade, motivação e circunstância) quanto o esclarecimento de ocorrências (quando o agressor é denunciado pelo Ministério Público). Tanto que, segundo dados da 3ª Delegacia de Polícia Regional, Santa Maria alcançou 95% de elucidação de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2024 e 100% em 2023. Para fins de comparação, a média nacional de esclarecimento de homicídios no Brasil é de apenas 39% (Instituto Sou da Paz). A diferença nos números ilustra a eficácia das estratégias locais, que, ao elucidarem um número significativamente maior de crimes, fornecem uma base sólida para que o Ministério Público ofereça denúncias, aproximando-se do esclarecimento completo dos casos e trazendo maior sensação de segurança para a população.

“As ferramentas do Ciosp são fundamentais para a elucidação de homicídios. Atualmente, a primeira diligência a ser feita fora do local do crime quase sempre é a busca por imagens e informações no Ciosp. A imagem é decisiva, permitindo à polícia identificar rapidamente os autores, muitas vezes em questão de horas, graças ao reconhecimento facial e à experiência dos policiais. Crimes que antes levavam dias ou semanas para serem solucionados, agora são resolvidos até mesmo em 24 horas, graças ao cercamento eletrônico e à vasta rede de câmeras disponíveis", avalia o delegado regional da Polícia Civil em Santa Maria, Sandro Meinerz.

O sistema de videomonitoramento gerido pelo Ciosp registrou, nos anos de 2023 e 2024, quase 2 mil flagrantes e pós-crimes (confira os dados ao final do texto). Este é o número de requisições de imagem dos órgãos de segurança e dos munícipes ao Ciosp nos últimos dois anos. Entre os órgãos de segurança, a maior demanda é da Polícia Civil, principalmente pelas delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP); de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e de Pronto Atendimento (DPPA), junto das delegacias distritais.

MONITORAR E PREVENIR

Outra instituição que realiza diligências a partir das imagens obtidas pelas câmeras do Ciosp é a Brigada Militar. A corporação possui hoje no Ciosp a sua sala de operações, responsável pelo atendimento do tridígito 190 e pela gestão e monitoramento das equipes de policiamento ostensivo e do atendimento de ocorrências e denúncias.

“A Brigada Militar tem orgulho de ter participado da criação do Ciosp, desde o estabelecimento das demandas e necessidades para a execução do policiamento ostensivo. O modelo de gestão compartilhada, onde cada órgão contribui com sua expertise, tem se mostrado muito eficiente. Os resultados alcançados pelo Ciosp são evidentes, com a redução da criminalidade e a identificação de criminosos. A tecnologia disponível está sendo utilizada de forma eficaz, demonstrando que o investimento do contribuinte está sendo bem aplicado na segurança pública”, considera o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-C), Cleberson Bastianello.

Além dos órgãos de segurança, os cidadãos de Santa Maria podem solicitar imagens relacionadas a crimes e infrações. Atualmente, a maior demanda dos munícipes está relacionada aos acidentes de trânsito, seguido por crimes contra o patrimônio. Para mais informações sobre como solicitar uma imagem, basta acessar o site do Ciosp. São parceiros do Ciosp a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Instituto-Geral de Perícias, a Polícia Penal, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), a Defesa Civil e a Superintendência de Fiscalização.

SOLICITAÇÕES DE IMAGEM
Requisições de imagens do Ciosp realizadas por cidadãos ou cidadãs do Município, por ocorrências. Dizem respeito aos flagrantes e imagens relacionadas a crimes e infrações no pós-crime:

Ocorrência Ano

2023 

2024

Acidente de Trânsito

358

475

Crime/Furto/Roubo

140

84

Dano ao Patrimônio Público ou Privado

58

58

Infração de Trânsito

50

52

Total

606

669

 

DILIGÊNCIAS DE IMAGEM
Requisições de imagens do Ciosp realizadas pelo Poder Público no âmbito de inquéritos policiais / procedimentos investigatórios, por órgão. Dizem respeito aos flagrantes e imagens relacionadas a crimes e infrações no pós-crime:

Órgão Ano

2023

2024

Polícia Civil

155

156

Poder Executivo Municipal

69

67

Brigada Militar

29

55

Polícia Rodoviária Federal

-

9

Outras instituições

10

6

Corpo de Bombeiros Militar

-

 5

 Polícia Federal

3

-

Polícia Penal

1

4

Outros Municípios

1

-

Exército Brasileiro

-

3

Ministério Público

-

1

Poder Judiciário

-

1

Total

268

307

*Fonte: Centro Integrado de Operações de Segurança Pública / Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Santa Maria

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Samuel Marques / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria