Calourada 2025/1 recebeu 11,5 mil pessoas em três noites de atrações na Gare
A maior festa estudantil da região central do Estado, a Calourada 2025/1 iniciou na segunda (10) e chegou à terceira e última noite nesta quarta-feira (11). Durante os três dias de evento, 11,5 mil pessoas circularam pela Gare, sendo 5 mil na primeira noite, 3,5 mil na segunda e 3 mil pessoas na terceira. A iniciativa foi uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM).
"Finalizamos a quinta edição da Calourada com mudanças importantes que reforçam ainda mais o caráter do evento. A Calourada consolidou seu papel como evento essencial para a vibrante comunidade universitária de Santa Maria, com um primeiro dia memorável celebrando a alegria e a integração dos estudantes. A segurança reforçada foi muito importante, principalmente nos dois dias de público geral, em que alguns grupos acabam por extrapolar os limites de convivência e promovem as brigas”, avalia a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Para 2025, foram investidos cerca de R$ 240 mil garantindo uma estrutura segura e de alta qualidade com palco, iluminação cênica, tendas e instalações sanitárias adequadas. Os recursos são provenientes da Secretaria de Cultura, que destina parte de sua verba para eventos de interesse público que fomentem a cultura, o turismo e a economia na cidade.
Na primeira noite, a principal atração artística foi o Baile da Brum (Florianópolis), que foi acompanhada pelos dançarinos da Vintage Dance Studio. Na terça-feira, um combo de pagode e sertanejo reuniu Arturzinho, Pagode da Jubila, Vinicius Rubin, Lara e Bianca, Pagode das Pretas e Anelise Varela. Já na quarta-feira, o axé e samba movimentaram o público com o grupo Trivelaxé e convidados.
De forma experimental, o acesso na primeira noite da Calourada foi exclusivo para calouros e veteranos universitários. O evento contou com praça de alimentação (lanches e bebidas), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde. Além disso, horários especiais do transporte coletivo asseguraram a ida e o retorno do público.
SEGURANÇA
Com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, teve revista na entrada do evento com detector de metais, contagem de pessoas no painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, com reconhecimento facial e inteligência artificial.
Ao longo dos três dias, a Polícia Civil registrou uma ocorrência de furto de celular. A Guarda Municipal registrou sete ocorrências de posse de entorpecente e duas de falsidade ideológica. O órgão também apreendeu, na entrada do evento, 18 itens cortantes, entre facas, estiletes, tesouras, chave de fenda, e agulhas. 23 pessoas foram atendidas pelas equipes médicas no local, das quais 13 conduzidas à Unidade de Pronto Atendimento da Casa de Saúde e Pronto Atendimento do Patronato.
Na terça-feira (11), o evento teve um princípio de briga, que foi rapidamente contido pela Brigada Militar. Nesta quarta-feira, a Brigada Militar precisou novamente intervir em uma briga, sendo necessário o uso de gás lacrimogêneo para dispersão do conflito. Durante a intervenção, duas pessoas foram detidas por desacato e uma por furto de celular, todas conduzidas pela Brigada Militar à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência.
“As estratégias de segurança foram exitosas e efetivas, uma vez que não ocorreu o ingresso de armas ou itens cortantes no evento, pois foram recolhidos na entrada. As brigas registradas foram ocorrências pontuais e isoladas, que acabaram sendo contidas com agilidade, sendo os envolvidos detidos e identificados para o registro de ocorrência”, considera o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Sandro Nunes.
A Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Samu atuaram em conjunto para garantir o bem-estar de todos com efetivo na Gare e imediações.
ACHADOS E PERDIDOS
Foi encontrado no evento uma chave veicular, três carteiras de identidade e um telefone celular. Os responsáveis devem retirar os pertences na sede administrativa da Guarda Municipal de Santa Maria, na Rua Sete de Setembro, nº 910, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (acesso pela Gare da Viação Férrea), das 7h às 13h. Em caso de dúvidas, entrar em contato com (55) 3174-1552 ou 153.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Samuel Marques / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria