Autoridades da segurança pública de Santa Maria, do Estado e do país discutem integração em seminário

Uma verdadeira imersão para discutir segurança pública, assim foi o Seminário “Segurança Pública no Rio Grande do Sul: Desafios e Integração Interinstitucional”. O evento gratuito reuniu autoridades da segurança pública de Santa Maria, do Estado e do país no LabCriativo, localizado no Mercado da Vila Belga. O seminário foi um espaço dedicado à troca de experiências, à reflexão sobre os desafios atuais e ao aprimoramento de estratégias que visam garantir um futuro mais seguro para todos.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). O público-alvo incluiu acadêmicos, pesquisadores e profissionais das áreas de Segurança Pública, Direito, Administração, Ciências Sociais, Geografia, áreas correlatas, além de interessados nos temas de segurança pública, segurança nacional, criminalidade e estudos fronteiriços.

“Os desafios e a integração interinstitucional são muito importantes porque reúnem todos os atores de forma coordenada. Santa Maria já se destaca nesse aspecto, com uma ferramenta fundamental: o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Essa estrutura fortalece a integração e nos oferece bons exemplos, como a atuação na área de inteligência e o compartilhamento de dados. Precisamos de homens e mulheres preparados para enfrentar o crime organizado, e a integração é uma estratégia essencial para isso. Estamos muito felizes em sediar este seminário em nosso município”, afirmou o prefeito Rodrigo Decimo, acompanhado da vice-prefeita Lúcia Madruga, durante a abertura do evento.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, destacou a importância da troca de experiências proporcionada pelo seminário e projetou futuras edições.

“Foi um evento que superou as expectativas, pois promoveu a integração entre participantes e autoridades. Foi um dia de intenso trabalho e reflexão sobre as questões da segurança pública no município, no Estado e no país. Discutimos diversos temas, incluindo a segurança nas fronteiras. Esperamos que este seja o primeiro de muitos eventos voltados a esse tema tão sensível”, avaliou o secretário.

O objetivo do seminário foi fomentar o debate e o desenvolvimento de estratégias eficazes para a redução da criminalidade e a promoção da paz social. A realização do evento contou com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, do IDESF, da Intelbras e da American Bar Association (ABA).

“É fundamental ampliar esse debate. O seminário foi um início muito bem-sucedido, reunindo autoridades das áreas de segurança pública e defesa nacional. Isso traz a Santa Maria — cidade localizada no centro do Estado — a oportunidade de irradiar conhecimento. Assim como ocorreu há 10 anos, quando, em um evento aqui na cidade, discutimos mudanças no Código Penal Brasileiro, Santa Maria mostra-se novamente promissora. Que venham outros eventos e desdobramentos a partir do que foi discutido neste encontro”, reforçou o presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros.

Estiveram presentes no seminário: a secretária de Governança, Carolina Lisowski; o secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Soares; o vereador João Ricardo Baptista Vargas, representando a Câmara Municipal; o coronel André Luciano Bittencourt Barbosa, coordenador-geral de Assuntos de Fronteiras do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o chefe da Polícia Civil do RS, Fernando Sodré, representando o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron; gerente de Fronteiras Terrestres da Diretoria de Operações Integradas, Alkimar Sampaio de Souza, representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública; juiz de direito, Rafael Cunha, representando o Poder Judiciário do RS; delegado de Polícia Regional, Sandro Meinerz; comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO), coronel Cleberson Braida Bastianello; procurador da Justiça Militar, Osmar Machado Fernandes, representando o procurador-geral da Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortoli; delegado e chefe da Polícia Federal, Anderson Silva; pela Base Aérea de Santa Maria, o capitão Sidnei; além de diversas outras autoridades civis e militares.

Confira a programação do seminário:

9h – 9h30 | Abertura oficial do evento
Palavras das autoridades

9h30 – 11h | Painel 1: Segurança Integrada – Principais desafios e oportunidades
Participantes:
• Fernando Sodré (chefe da Polícia Civil do RS – representando Sandro Caron, secretário estadual de Segurança Pública)
• Anderson Rodrigo Andrade de Lima (chefe da Delegacia da Polícia Federal em Santa Maria)
• Marcelo Mendes Arigony (delegado de Polícia Civil aposentado, diretor da Ulbra)
• Marcelo Remião (superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal no RS)
Moderação: Luciano Stremel Barros (presidente do IDESF)

11h – 12h30 | Painel 2: Crimes contra a propriedade intelectual e material
• O mercado ilegal de cigarros: casos de fabricação clandestina no RS, por André Faissal (diretor de planejamento estratégico da British American Tobacco)
• Desafios para conter o contrabando no RS, por Athaide Vargas Rosa (auditor-fiscal da Receita Federal, chefe da Seção de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Delegacia da RFB em Santa Maria)

12h30 – 14h | Almoço

14h – 14h30 | Painel 3: O protagonismo brasileiro e o papel da indústria no setor de segurança pública e defesa nacional
Por Rita Santos (diretora de TI da DGT – representante da Intelbras)

14h30 – 15h40 | Painel 4: Política Nacional de Fronteiras (PNFron), Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) e operações integradas
• Política Nacional de Fronteiras e o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), por André Luciano Bittencourt Barbosa
• Cooperação interinstitucional na faixa de fronteira, por Frederico Chaves Salóes do Amor (Comando Militar do Sul)
• Programa Protetor, por Alkimar Sampaio de Souza (gerente de Fronteiras Terrestres da Diretoria de Operações Integradas – SENASP/MJSP/DF)

15h40 – 16h | Intervalo

16h – 16h40 | Painel 5: Tráfico de drogas e armas – desafios para conter o avanço das facções
Participantes:
• Cleberson Braida Bastianello (coronel da Brigada Militar, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central)
• Sandro Luís Meinerz (delegado de Polícia Regional de Santa Maria)

16h40 – 17h30 | Painel 6: Lavagem de dinheiro, criptomoedas e financiamento de organizações terroristas
Por Christian Vianna de Azevedo (subsecretário de Integração em Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais)

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria